Higienização dos EPI’s: Importância e devidos cuidados

Um nível básico de equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado por todos os funcionários da custódia da linha de frente, independentemente do trabalho que estejam realizando ou do produto químico que estejam usando. Proteger os trabalhadores contra produtos químicos de limpeza e germes de banheiro irá mantê-los eficientes e seguros.

Mas, não basta adquirir o equipamento, é preciso cuidar, fazer sua higienização e ensinar o funcionário a limpá-los corretamente.

Por que a higienização e conservação de EPI é tão importante? 

Empresas que utilizam equipamentos de proteção individual devem estar atentas para como eles são guardados pelos colaboradores. Durante os treinamentos de EPI, falar sobre higienização é uma maneira de conscientizar os seus profissionais para a importância de manter limpos os equipamentos para que eles durem tanto quanto possível.

A saúde, o bem-estar e a integridade proporcionados pela segurança no trabalho impacta tanto a empresa quanto seus funcionários. Esse cenário depende de um conjunto de ações e uma delas é a higienização de EPIs.

Higienização do EPI

Tornar o local de trabalho seguro inclui fornecer instruções, procedimentos, treinamento e supervisão para encorajar as pessoas a trabalhar com segurança e responsabilidade. Mesmo em um ambiente de trabalho onde todas as precauções possíveis tenham sido tomadas, alguns perigos podem permanecer. 

Embora o protocolo de limpeza, quando combinado com o uso e cuidado adequados do equipamento, reduza muito o risco de contaminação, é importante entender que nada é 100% garantido. Quando se trata de limpar seu EPI ou outro equipamento, siga as instruções fornecidas no aviso técnico do seu produto. Além das recomendações do fabricante, o fornecedor de equipamentos de segurança tem esses conselhos para quem está limpando seu EPI.

Muitos produtos de limpeza químicos danificam plásticos e têxteis e quebram os compostos e fibras do EPI. Ou seja, os únicos produtos de limpeza testados e recomendados são água e sabão.



Deixe um comentário