O que é barreira sanitária industrial e como ela garante a higienização?

Saiba o que é barreira sanitária industrial, quais são os principais equipamentos, o porquê dela ser tão importante para indústrias e onde encontrar lava botas industrial e lavatório de mãos com qualidade e segurança na Internet.

A barreira sanitária é de suma importância a alguns setores da indústria, principalmente os envolvidos com materiais que não podem entrar em contato com agentes externos.

Hoje, alguns segmentos são obrigados a ter um espaço com equipamentos para higienização de mãos e pés de seus colaboradores. Acompanhe todas as informações sobre o assunto.

O que é uma barreira sanitária industrial?

A barreira sanitária industrial pode ser pensada como aquilo que bloqueia ou separa o ambiente externo do interno, impedindo a entrada de agentes contaminantes que possam vir de fora e causar danos no interior de uma indústria.

Geralmente, ela fica localizada na entrada do ambiente que deve ser protegido, justamente para servir de barreira a qualquer possibilidade de contaminação.

Com relação ao grau de sanitização necessário, isso depende do risco de contaminação envolvido no setor. Importante salientar que tanto a sanitização quanto a higienização são conceitos muito específicos, norteados por regras sanitárias, e que há contaminantes inerentes a cada setor da indústria que devem ser tratados de forma individual. 

Principais equipamentos de uma barreira sanitária industrial

Os principais equipamentos de uma barreira sanitária industrial se destinam à higienização de mãos e botas.

Os lavadores de mãos são itens indispensáveis. Eles fornecem água corrente para esfregar as mãos, e recipientes para armazenamento de sabão líquido ou álcool.

Os lavadores de bota também são equipamentos essenciais, responsáveis por remover resíduos sólidos que ficam presos em solados e nas laterais de botas. A limpeza é feita por meio do atrito gerado entre a escova do limpador, a água e o sapato. Lembrando que é importante realizar a aplicação de sabão líquido para gerar um efeito sanitizante.

Ainda nos equipamentos, podemos incluir aspersores de sanitizante e aspersores de álcool líquido para as mãos de colaboradores em diversos locais da indústria.

Como a barreira sanitária industrial ajuda na higienização dos funcionários? 

A barreira sanitária visa eliminar os riscos de contaminação, seja por microrganismos ou por vetores presentes nas roupas, mãos ou pés dos colaboradores.

Para exemplificar a sua importância na higienização dos funcionários, a Portaria 210 descreve as normas e exigências feitas à indústria nesse aspecto:

“5.3. Hábitos higiênicos: É exigida dos operários a apresentação ao serviço com as unhas aparadas e sem panos amarrados nas mãos, à guisa de proteção. Ao ingressarem nas dependências industriais e ao saírem dos sanitários, serão compelidos a lavarem as mãos, com água e sabão líquido e a seguir, proceder a desinfecção em recipiente estrategicamente localizado, utilizando-se produtos aprovados pelo DIPOA, exigindo-se de outra parte, o cumprimento dos artigos 84 e 85 do RIISPOA.”

O papel das normas da ANVISA sobre vigilância sanitária

Ao final da década de 1990, foi sancionada a Lei nº 9.782, que dá início ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, e origem à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O sistema é responsável por elaborar o conjunto de ações que será executado por instituições, tanto as que pertencem à Administração Pública quanto as da iniciativa privada, que praticam atividades consideradas passíveis de regulação, controle, normatização e fiscalização no âmbito da vigilância sanitária. 

No campo da biossegurança, a ANVISA determina que a indústria sempre deve contar com EPIs (equipamentos de proteção individual) e coletiva, além de equipamentos que realizem a devida limpeza e sanitização do ambiente, com desinfecção, assepsia e esterilização.

Quais os tipos de indústrias que normalmente se interessam por esse equipamento?

Indústrias que realizam a manipulação de substâncias e alimentos, como fábricas e laboratórios, precisam ter um isolamento entre o ambiente interno e externo, traduzido como barreira sanitária.

Atualmente, órgãos públicos e fiscalizadores exigem que diversos estabelecimentos utilizem equipamentos de barreira sanitária industrial, sendo a indústria de alimentos e de fármacos os dois principais exemplos de locais que devem investir em uma área destinada a impedir a contaminação que pode advir do ambiente externo.

Encontre equipamentos de barreira sanitária na Inox3

A Inox3 é uma empresa especialista em barreira sanitária e equipamentos industriais em inox, sendo sinônimo de qualidade e desenvolvimento de projetos feitos sob medida.

A equipe de especialistas da Inox3 entende tudo de barreira sanitária e equipamentos em inox em geral, além de trabalhar com material inox, ter o melhor custo-benefício e um design inovador.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Inox3 e seus projetos de equipamentos e barreira sanitária.

Confira também: Cadeira ergonômica.



Deixe um comentário