Quais são as diferenças dos lavadores de botas?

Lavadores de botas são parte fundamental de uma barreira sanitária. Saiba mais sobre o equipamento, as principais diferenças entre seus modelos e onde encontrar lava-botas de qualidade e com segurança pela Internet.

O que é um lavador de botas?

O lavador de botas é um dos equipamentos utilizados em uma barreira sanitária para prevenir que possíveis agentes proliferadores de surtos, doenças e perdas adentrem um local que lida com substâncias delicadas, como é o caso da indústria de alimentos e fármacos.

O equipamento tem como objetivo desinfetar botas e assegurar resultados eficientes, sendo prático, funcional e de simples manutenção, a fim de garantir a higienização dos colaboradores e evitar contaminação cruzada.

A higienização e desinfecção de botas é uma obrigação para contribuir com a condição sanitária de indústrias, fábricas, frigoríficos e granjas. 

Por que utilizar um lavador de botas?

Na indústria, nas fábricas e nos laboratórios, há regras de higiene que precisam ser cumpridas rigorosamente em todos os setores, assim como em dependências externas, com o intuito de evitar que agentes contagiosos do ambiente externo adentrem locais e gerem focos de contaminação.

Além da esterilização – que diminui o risco de contaminações e perdas –, o lavador de botas assegura a qualidade do que é produzido no local e garante:

  • Assepsia (evitando a contaminação de microrganismos);
  • Biossegurança;
  • Desinfecção (eliminando microrganismos patogênicos);
  • Esterilização (combatendo microrganismos);
  • Limpeza (removendo resíduos);
  • Sanitização (reduzindo microrganismos prejudiciais ao alimento).

Além disso, segundo a Portaria 210: “5.3. Hábitos higiênicos: É exigida dos operários a apresentação ao serviço com as unhas aparadas e sem panos amarrados nas mãos, à guisa de proteção. Ao ingressarem nas dependências industriais e ao saírem dos sanitários, serão compelidos a lavarem as mãos, com água e sabão líquido e, a seguir, proceder a desinfecção em recipiente estrategicamente localizado, utilizando-se produtos aprovados pelo DIPOA, exigindo-se, de outra parte, o cumprimento dos artigos 84 e 85 do RIISPOA.” 

Tendo isso em mente, é visível o quão importante o lavador de botas é para a indústria.

Tipos de lavadores de botas

Lavador de botas automático linha master

A linha master é ideal para indústrias de alimentos, frigoríficos, granjas, laticínios, indústria de fármacos, entre outros locais que precisam se proteger contra possíveis agentes contaminantes.

O lavador é fabricado totalmente em aço inox, e a limpeza dos sapatos é feita por meio de escovas rotativas com cerdas pensadas para lavar as solas e as laterais das botas. 

Lavador de botas automático linha gold

A linha gold conta com todas as características da linha master, porém com alguns recursos a mais.

Esse lavador possui grade frontal para o pé de apoio e evita a incidência de respingo no ambiente. Seu formato, como um todo, é pensado para evitar que gotículas respinguem pelo espaço durante o momento da lavagem.

Ele também possui dosador de detergente automático, além de acompanhar escova e encaixe de detergente, caso o colaborador sinta necessidade de esfregar manualmente o sapato.

Lavador de botas manual

Como dito anteriormente, o lavador de botas conta com escovas e cerdas frontais e laterais acionadas via sensor. Para quem sentir necessidade, há a opção de utilizar a versão manual, com escovas auxiliares para limpeza do cano da bota, por exemplo.

Lavador de botas tipo passarela

O lavador de botas tipo passarela é ideal para a entrada e saída em locais considerados de alto tráfego de colaboradores. Ele ajuda a remover detritos por meio da pulverização de água e sanitizantes nas botas, garantindo a devida higienização.

Nesse modelo, o usuário deve subir a plataforma e caminhar por ela, que será acionada automaticamente (por sensor), dando início ao processo. Após o colaborador sair da passarela, ela será desligada automaticamente.

Faça o uso de lavador de botas contínuo por meio dos equipamentos Inox3

O uso de lavador de botas contínuo é um dever em indústrias e fábricas do setor alimentício e de fármacos. Esse equipamento é desenvolvido para fazer a higienização de sapatos de forma específica, permitindo a eliminação de grossas camadas de sujeira e formando a barreira sanitária ideal para tais ambientes.

Por meio do lavador de botas da Inox3, é possível garantir proteção contra a contaminação do sapato do colaborar e, consequentemente, de todo o local.

Navegue pelo site para conhecer os modelos de lavador de botas da Inox3!



Deixe um comentário