Qual a importância da biossegurança industrial?

Qual a importância da biossegurança industrial?

Pouco falada, a segurança biológica no trabalho é um dos elementos mais importantes para a prevenção da saúde e de acidentes ambientais. De olho nesses riscos, a biossegurança industrial foi criada a fim de trazer procedimentos e condutas que otimizem o trabalho dos agentes biológicos e promovam maior qualificação dos profissionais envolvidos.

O que é biossegurança?

A biossegurança é um termo que consiste em um conjunto de normas e medidas de prevenção a riscos biológicos e acidentes de trabalho, com o objetivo de preservar a saúde e integridade de pessoas, animais e do meio ambiente. A partir dela, é possível combater uma série de microrganismos prejudiciais à vida, como vírus, bactérias, fungos, protozoários e parasitas.

Entre as medidas que compõem toda a cadeia da biossegurança, destaca-se o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para o transporte, manuseio e descarte de materiais tóxicos, como lixo hospitalar, produtos químicos e outros equipamentos.

Qual a importância da biossegurança industrial?

No ramo industrial, a biossegurança está diretamente ligada à segurança e saúde do trabalho, tendo como função principal evitar acidentes e amenizar o impacto da exposição de profissionais aos riscos da profissão. Entre os incidentes mais comuns na indústria, estão cortes e perfurações que podem gerar contaminação e o desenvolvimento de doenças ou problemas físicos.

Com a implantação da biossegurança industrial, além da inclusão dos EPIs na jornada de trabalho, também há uma série de ações para evitar contaminações, como o descarte correto de resíduos, atenção à limpeza, esterilização do ar e de equipamentos e treinamentos periódicos dos procedimentos adequados.

O que a legislação brasileira fala sobre a biossegurança?

Criada em 2015, a Lei n. 11.105 é responsável por ditar as regras da biossegurança no Brasil. Como um todo, ela abrange técnicas de prevenção a riscos biológicos em diferentes segmentos da saúde, como centros de pesquisa, clínicas, hospitais e laboratórios farmacêuticos, bem como métodos de armazenamento, manipulação e descarte de alimentos e organismos.

Toda a regulação e fiscalização são feitas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem como missão reduzir as possibilidades do desenvolvimento de doenças no território nacional.

Vantagens de seguir as normas de biossegurança

Aderir às regras impostas pela biossegurança traz uma série de benefícios às empresas e aos trabalhadores, como:

Redução dos riscos à saúde

Por meio da implantação de medidas preventivas, como o uso de EPIs e manuseio correto de materiais e reagentes, é possível preservar a saúde de trabalhadores e de toda a população.

Diminuição de acidentes

A adoção de regras de biossegurança é diretamente responsável pela redução de acidentes em laboratórios. Além de proteger a integridade dos profissionais envolvidos, ela trouxe grandes responsabilidades às empresas, cada vez mais preocupadas com a segurança no trabalho.

Preservação do meio ambiente

Eliminar materiais e resíduos contaminados de forma correta diminui as chances de desenvolver doenças. Dessa forma, as normas ajudam a reduzir a exposição das pessoas e do meio ambiente a microrganismos prejudiciais à saúde.

Melhora da qualificação profissional

Com a adoção obrigatória de treinamentos e procedimentos, os profissionais passaram a conhecer e entender melhor os métodos de prevenção, assim como a garantir resultados melhores na eliminação dos riscos biológicos. 

Biossegurança com produtos da Inox3 

Visando garantir a eficácia da biossegurança industrial, a Inox3 é uma empresa especializada na fabricação de equipamentos em inox e de barreiras sanitárias, como:

  • lavadores de mãos;
  • lava botas;
  • blockvírus
  • Outros equipamentos industriais.

Para maiores informações ou solicitar um orçamento utilize o nosso canal de contato.



Deixe um comentário