Uso do aço inox na indústria alimentícia

Em todo o mundo, muitas empresas de processamento de alimentos, embalagens e fabricantes de bebidas adotaram o aço inoxidável em seus métodos de produção.

O aço inoxidável é 100% reciclável, fácil de esterilizar e usado em muitas aplicações. Na verdade, os cidadãos comuns interagem com produtos feitos de aço inoxidável diariamente. Estejamos na cozinha, na estrada, no consultório médico ou em nossos prédios, o aço inoxidável também está lá.

Qual o diferencial do aço inox?

Ao contrário do aço comum, o aço inoxidável não está sujeito à corrosão, ferrugem ou manchas com a exposição à água. Mas isso não quer dizer que seja totalmente à prova de manchas. Em áreas com baixo oxigênio, alta salinidade ou má circulação de ar, o aço inoxidável é vulnerável a manchas.

Instalações e equipamentos mais antigos, feitos de aço carbono ou alumínio, apresentam muitos problemas no processamento de alimentos. 

O carbono pode enferrujar e corroer facilmente, causando altos custos de reposição ou falha do equipamento. O alumínio, por sua superfície ser macia, pode ser riscado ou apresentar problemas de corrosão e rachaduras, permitindo corrosão e contaminação. 

Ambos podem apresentar problemas importantes na produção de alimentos e bebidas. O aço inoxidável é o único material que não enferruja e tem a resistência à corrosão e à corrosão que pode suportar nesses ambientes de produção e processamento.

Vantagens de utilizar o aço inox?

Existem muitas vantagens em usar o aço inoxidável no processamento de alimentos e bebidas. A vantagem número um do aço inoxidável é sua resistência à corrosão . O aço inoxidável também tem excelente durabilidade e resistência ao calor.

Devido à resistência à corrosão e ao acabamento superficial de qualidade, é fácil de limpar e manter. Outro benefício específico para o processamento de bebidas e alimentos é que o aço inoxidável é neutro para os itens alimentícios. Portanto, não mudará a cor, o sabor ou o cheiro da comida ou bebida. O aço inoxidável é, obviamente , amigo do ambiente porque é reutilizável e 100% reciclável.

Aplicações do aço inox no ramo alimentício

As aplicações típicas para os vários produtos de aço inoxidável encontrados no processamento de alimentos e bebidas incluem sistemas de:

Uma nova tendência em equipamentos de processamento de alimentos é a eliminação de tubos quadrados ou redondos do equipamento. Isso pela possibilidade de vazamentos e contaminação nas paredes internas do tubo. 

Engenheiros e projetistas de equipamentos agora estão usando canais ou vigas no lugar de tubos. Estruturais de aço inoxidável podem fornecer qualquer tamanho de feixe, canal ou ângulo.

Por qual motivo o aço inox é a melhor opção?

A habilidade de o aço inoxidável a ser reciclado sem causar problemas adicionais ao meio ambiente é um dos maiores diferenciais do material. Como regra, os designs em aço inoxidável transmitem uma impressão de elegância, solidez e estilo de vida moderno. Entre todos os materiais de engenharia de alto volume, o aço inoxidável é o único que estabeleceu um sistema de reciclagem de circuito fechado quase ideal. 

Quanto às considerações de segurança, a neutralidade química e biológica do material em contato com alimentos se tornou o foco principal. Devido à sua resistência à corrosão, o aço inoxidável se provou seguro mesmo ao ser exposto a alimentos com alta acidez. Esta é uma clara vantagem para a saúde.

Os produtos de aço inoxidável atendem às necessidades do consumidor por mais tempo do que produtos comparáveis ??feitos de outros materiais. Não há necessidade de substituí-los prematuramente devido ao desgaste e deterioração estética. É assim que se dá a principal contribuição para a prevenção de resíduos. Muitas propriedades do aço inoxidável levam à sua aplicação em toda a cadeia alimentar: desde o processamento e fabricação de alimentos, passando pela distribuição, até armazenamento e servir comida.
Confira já toda a nossa linha de equipamentos ou entre em contato com a nossa equipe.



Deixe um comentário